ESQUALANO, O QUE É E POR QUE TÃO PROCURADO?
Para cada 10 tubarões vivos na década de 1970, hoje há 3. Essa é a correlação que traduz estudo publicado pela Nature, no ano passado. Ele revela que em meio século, 70% da população de tubarões foi dizimada dos oceanos. Um dos motivos, entre a sobrepesca e a caça ilegal, é o interesse humano por uma substância chamada esqualeno – encontrada no fígado do animal.
Esqualano ou esqualeno? Com “e”, o nome se refere a um lipídio (ou gordura) produzido pelo corpo. Além de combater a ação de radicais livres, ele é um antioxidante natural que hidrata e preserva a barreira de proteção da pele. Já o esqualano (com “a”) é o nome do ingrediente usado em produtos de skincare tão querido atualmente – inclusive no laboratório Bergamía.
Mas para nós, só existe um esqualano possível: o esqualano vegetal, que além de plant-based e livre de crueldade, responde à ameaça de extinção da espécie marinha. Ele garante tanta performance quanto a versão animal e é originário das plantas como olivas e cana de açúcar.
O esqualano é um potente emoliente capaz de acalmar a pele, conservar sua barreira de proteção e entre seus benefícios de longo prazo também estão o efeito cicatrizante, clareador e antioxidante – vide o nosso Hidratante Facial Anti-Poluição Pracaxi e Chá-Verde
Deixe um comentário